sexta-feira, 22 de março de 2013

"De um Calipso frouxo à marca registrada dos filmes de James Bond"

Criador do gênero spy music no cinema, John Barry (Trompetista líder do John Barry Seven) foi chamado às pressas para remediar uma trilha (mal) feita por Monty Norman, e passou de um calipso frouxo para a marca registrada dos filmes Bond. O filme era 007 Contra o Satânico Dr. No, primeiro da série James Bond, inventado pelo escritor britânico, e ex-agente secreto Ian Fleming, em sua aposentadoria na Jamaica e encarnado de início por Sean Connery.
Barry acabou demonstrando que spy music não tem nada a ver com suspense. É música nervosa, mas afirmativa, grandiosa e atual, atualíssima. Incorporava o som cheio e monumental das big bands de décadas anteriores, incorporando a modernidade do rock dominante de 1962. O tema conta com forte dose de erotismo e a juventude de uma guitarra francamente pop. A spy music é fonte de inspiração de vários filmes de espião e jogos de videogame. O tema se repete até hoj e é moldura sonora de 007-Operação Skyfall, 23º título da série.
John Barry acrescentou sintetizadores e uma cozinha pop às composições da trilha sonora da série Bond e ainda confessa, "Roubei uma pitadinha do Bee Gees". Inacreditavelmente, o compositor ganhou míseras 200 libras de Monty Norma pelo tema de 007.
A lista de celebridades que interpretaram a trilha sonora dos filmes é extensa,mas entre os mais famosos estão Shirley Bassey, Paul McCartney, Carly Simon, Louis Armstrong, Duran Duran, Tina Turner, Madonna, e agora, Adele.
Mas alguns exemplos de nomes da música pop que tentaram entrar nas trilhas sonoras de 007, mas acabaram gongados estão entre: Alice Cooper, Johnny Cash, Frank Sinatra, Eric Clapton (ganhou licença chegou a tocar guitarra em Licença Para Matar, mas acabou sendo cortado da trilha definitiva), a banda Jamiroquai, Robbie Williams e Amy Winehouse (cantaria a música-tema de Quantum of Solcace, mas não apareceu no dia marcado nem nas semanas seguintes. Cinco dias depois declarou que não estava em condições de gravar. Então a música-tema ficou para o dueto Jack White e Alicia Keys).

Vale muito a pena comprar o álbum estilo Greatest Hits : Best of Bond...James Bond, com faixas renomadas como Licence to Kill (Gladys Knight ), You know my name (Chris Cornell),The Man With The Golden Gun (Lulu). Veja abaixo as faixas presentes no álbum referido:

1 – “James Bond Theme” – The John Barry Orchestra
2 - “From Russia With Love” – Matt Monro
3 - “Goldfinger” – Shirley Bassey
4 – “Thunderball” - Tom Jones
5 – “You Only Live Twice” - Nancy Sinatra
6 – “On Her Majesty’s Secret Service” – The John Barry Orchestra
7 – “We Have All The Time In The World” - Louis Armstrong
8 – “Diamonds Are Forever” – Shirley Bassey
9 – “Live And Let Die” - Paul McCartney e Wings
10 – “The Man With The Golden Gun” – Lulu
11 – “Nobody Does It Better” – Carly Simon
12 – “Moonraker” - Shirley Bassey
13 – “For Your Eyes Only” – Sheena Easton
14 – “All Time High” – Rita Coolidge
15 – “A View To A Kill” – Duran Duran
16 – “The Living Daylights” - A-Ha
17 – “Licence To Kill” - Gladys Knight
18 – “GoldenEye”– Tina Turner
19 – “Tomorrow Never Dies” – Sheryl Crow
20 – “The World Is Not Enough” – Garbage
21 – “Die Another Day” – Madonna
22 – “You Know My Name” – Chris Cornell
23 – “Another Way To Die” – Jack White e Alicia Keys

 Sean Connery- O primeiro James Bond

007 Contra o satânico Dr. No

 John Barry

 James Bond Theme Song- John Barry Orchestra

Skyfall-Adele

 You Know My Name- Chris Cornell

Fontes: The Music of James Bond-Jon Burlingame.
Best of Bond...James Bond.50th Anniversary.
Rolling Stones Magazine.
Bravo Magazine. 

Luciana!


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário