quinta-feira, 11 de abril de 2013

Alan Freed, o inventor do Rock'n'Roll

Albert James Freed nasceu em Johnstown, Pennsylvania, em 15 de dezembro de 1921, filho de uma mãe de Gales e pai Lituano. Ficou conhecido por Alan Freed e também como "Moondog”, teve um importante papel por atrair jovens brancos para a música feita pelos negros, lançando nomes em seus programas de rádio e posteriormente com a promoção de shows ao vivo. 


Quando tinha 12 anos sua família se mudou para Salem, Ohio, lá estudou em Salem High School, quando formou uma banda conhecida como Sultans of Swing onde ele tocava trombone, mas por fim percebeu que não o faria como um real músico e desistiu.
Foi um dos mais importantes divulgadores do rock and roll nos anos 50, Alan Freed foi o primeiro disc jockey e produtor de rock and roll, muitas vezes creditado com inventor do termo rock and roll, em Ohio, planejava estudar engenharia mecânica, mas um dia, depois de ver a estação de rádio do campus em ação, ele se apaixonou por isso. Começou em 1942 em uma pequena estação na Pensilvânia, fez alguns programas de qualidade em Youngstown, Ohio, e, em 1945, tornou-se um DJ em Akron, tocando jazz e pop recordings em WAKR.
Se mudou para Cleveland para um trabalho na televisão e foi lá, em 1951, que Alan Freed lançou o programa de rádio "Moon Dog Show", mais tarde rebatizado de "Moon Dog Rock and Roll Party", ao mesmo tempo que promovia festas com o mesmo nome. Tudo para difundir o novo gênero. Bill Haley and his Comets, Chuck Berry, Elvis Presley, Jerry Lee Lewis, Carl Pergkins, Fats Domino, Little Richard, The Beatles, entre outros, foram os primeiros nomes a arrastar multidões que ansiavam por um estilo de música jovem, moderna e dançante.
Pouco depois perdeu o direito ao apelido de "Moondog", após um processo judicial feito por um personagem de rua com o mesmo nome. Ele então decidiu chamar o seu fim de noite show "Party Rock 'n' Roll."
Em 1958 os primeiros problemas judiciais reais de Freed começaram. A destruição dos teatros, cinemas e outros locais escolhidos para os “Jamborees”, uma forma violenta de exteriorização de todos os sentimentos reprimidos, tornou-se o ponto de partida das perseguições que o rock‘n’roll e seu promotor principal sofreriam, Freed foi acusado de incitação ao motim. Embora as acusações fossem posteriormente isoladas, seu contrato não foi renovado.
Em 1959, um subcomitê da Câmara sobre a supervisão legislativa, a pedido da ASCAP, começou a investigar DJ’s sobre acusações de contravenções comerciais de suborno a gravadoras em troca de seus registros em seus shows. Alan Freed foi preso por suposto envolvimento (o conhecido e frequente jabaculê, o jabá), cujo escândalo ficou conhecido como "Payola". Em 1959, em Nova York WABC lhe pediu para assinar uma declaração confirmando que ele nunca tinha aceitado suborno. Freed recusou "por princípio" para assinar e foi demitido.
Desempregado em Nova York, Freed se mudou para Los Angeles, onde seu amigo e ex-diretor do Programa WINS, Mel Leeds havia embarcado em um trabalho como Diretor do Programa de KDAY, uma estação de R & B. Apesar de seus problemas legais, Freed soou tão enérgico, como sempre, no ar. Tendo assinado um acordo com KDAY para longe de qualquer coisa perto de jabá, ajudou a quebrar vários hits, incluindo Kathy Young "A Thousand Stars".
Alan Freed morreu em 20 de janeiro de 1965, no hospital de Palm Springs, na miséria. Ao longo dos anos, ele continuou a ser reconhecido por suas contribuições. Em 10 de dezembro de 1991, recebeu uma estrela na Calçada da Fama em Hollywood.

                                     Estrela de Alan Freed na Calçada da Fama em Hollywood

Freed Stage Show
                                                           
 
Rock Rock Rock - Alan Freed Film 1956

FONTES: www.alanfreed.com
www.history-of-rock.com/freed.htm 

Dantara!

                                                       
                                                          

Nenhum comentário:

Postar um comentário