quinta-feira, 4 de abril de 2013

King Animal by Soundgarden

           O Soundgarden, que esteve em coma por 15 anos, acordou enfim, começou a dar os primeiros passos e agora dá o próximo passo na definitiva volta à vida. O novo disco, “King Animal”, retoma as atividades de uma das maiores bandas do grunge e do rock.
         O último trabalho do Soundgarden antes da separação foi “Down On TheUpside”, que saiu em 1996.  Embora a banda estivesse dormindo, os músicos trabalharam em outros projetos musicais, dos quais os que mais de destacaram foram os do vocalista Chris Cornell, especialmente no Audioslave.
        Em “King Animal” a pressão é grande, pois no fundo todos os antigos fãs querem “matar a saudade” e ao mesmo tempo ouvir músicas novas. E o disco, que começou a ser gravado em fevereiro de 2011, veio com toda uma nova carga desses quatro músicos, mas principalmente de Cornell. O resultado trouxe uma sonoridade mais hard rock que nunca.
       Há pouca nostalgia e energia no disco - o que é compreensível, já que todos os integrantes estão quase “cinquentões” e seguem firmes livres das drogas e do álcool. Então se tudo isso faz parte da nova vida e da nova fase da banda, “King Animal” é o disco mais apropriado que poderia ser feito.
O guitarrista Kim Thayil tem seus momentos de brilho com bons riffs e dá um belíssimo ‘upgrade’ na faixa “Rowing”, que mais parece um mantra, com seu solo; o baterista Matt Cameron continua com a pegada certeira e quebrada num bom equilíbrio com o baixista Ben Shepherd.
      Já o Chris continua entregando um vozeirão sim! Menos potente, apesar do duradouro berro em “Non-State Actor”, ótima faixa do disco, mas muito bem conduzida e muitas vezes oitavada. Aliás, durante todo o álbum, muitas camadas de vozes, ecos e instrumentos experimentais foram inseridos. “A Thousand Days Before” é um dos exemplos, e uma das mais diferentes.
     A melhor faixa, o 'single' "Been Away Too Long" dá início ao álbum em bom clima. “Bones of Birds” soa, especialmente no refrão, como alguma faixa “lado B” do Soundgarden nos anos 90, e consegue, em suas estrofes, parecer com Audioslave ou algo que o Chris pudesse lançar solo. “Attrition” é bem hard rock, parece como algo que o Velvet Revolver faria.
     A segunda metade de “King Animal” soa mais depressivo. “Halfway There” beira o pop e é uma das que leva o violão e muito da carreira solo de Cornell. E, infelizmente, “Worse Dreams” é muito fraca para uma banda que em outrora compôs “Outshined” ou “Jesus Christ Pose”. “King Animal” é um bom disco, mas deixa a impressão de estar meio tom abaixo de uma expectativa já contida de um fã.

Ano de Lançamento: 2012
  
As faixas do álbum são:
                                                        
01. Been Away Too Long
02. Non-State Actor
03. By Crooked Steps
04. A Thousand Days Before
05. Blood On The Valley Floor
06. Bones Of Birds
07. Taree
08. Attrition
09. Black Saturday
10. Halfway There
11. Worse Dreams
12. Eyelid’s MOuth
13. Rowing

Been Away Too Long- Soundgarden


Luciana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário