quinta-feira, 11 de abril de 2013

Slasher : A arte de matar em série

Quando falamos em filmes de Terror o que geralmente nos vem à mente é um assassino serial atacando um bando de pessoas em um lugar deserto. Esse estilo de filme tem um nome se chama “Slasher Movie” ou filmes de assassinos. Vamos descobrir como esse gênero é e como ele começou no cinema. Vamos lá e tentem sobreviver até o final.
É um dos mais queridos do público e também um dos mais desconhecidos (como sub-gênero), seus filmes caracterizam Assassinos em série (Serial-Killer) que matam muitas pessoas, geralmente, de forma graficamente violenta, muitas vezes com uma ferramenta de corte, uma faca ou um machado. Aleatoriamente ou por tais estarem em “seus territórios”,vítimas e geralmente os filmes tem muitas continuações. O final desses filmes são bem característicos onde, o serial killer mata mata mata e sua identidade misteriosa é revelada pelo protagonista que, após fugir o filme inteiro, acaba matando o vilão.
É também importante caracterizar que o vilão quase sempre estará usando uma máscar ou algo que vá cobrir seu rosto, como maquiagem a la Coringa.
Um dos filmes mais antigos do sub-gênero é Terror 13 Mulheres de 1932, que narra a historia de universitárias que são assassinadas por vingança por ex-membros de uma fraternidade. O filme passou a influenciar um gênero de terror com filmes de homens que matam mulheres, gerando outras grandes fitas como: A Tortura do Medo de 1960, além de Psicose de Hitchcock. 
Em 1963 é lançado outro grande percussor por Francis Ford Coppola, Demetria 13.Mas Da Itália vem uma das mais significativas contribuições e/ou inspiração para o gênero, estou falando do termo Giallo.
Giallo Filmes são geralmente caracterizadas como horríveis mistérios de assassinato que combinam os elementos de suspense de um filme de Hitchcock com cenas de horror chocante apresentando excessiva sangria de câmera, elegante, e, muitas vezes dissonantes arranjos musicais. Mario Bava é considerado o progenitor do gênero e influente no cinema de horror italiano e marcou o início de uma nova onda de diretores italianos, incluindo mais notavelmente Dario Argento. 

Os anos 1970 foram sem uma boa época para esse filmes que tendiam a ser assuntos de baixo orçamento especializados em sexo sugestivo ou explícito, violência sensacional, uso de drogas, nudez, freaks, gore, o bizarro, destruição, rebelião e caos. Particularmente importante para o desenvolvimento do sub-gênero slasher foi  O Massacre da Serra Elétrica, que contou com um misterioso assassino mascarado conhecido como Leatherface , com base na fórmula vilão de terror. O formula começou a ganhar notoriedade foi com o enorme sucesso de bilheteria de  Halloween (1978) e Sexta-feira 13 (1980), ambos os quais gerou inúmeras continuações e remakes e imitadores incontáveis, que o gênero de terror começou a ganhar generalizada popularidade.
 

Aqui vai uma lista dos filmes "Slasher" mais populares com suas respectivas fotos:

1-O Massacre da Serra Elétrica (1973 e série de 6 filmes)
2-Natal Negro (1974)
3-Halloween, A Noite do Terror (1978 e série de 9 filmes)
4-Sexta-Feira 13 (1980 e série de 12 filmes)
5-A Morte Convida Para Dançar (1980)
6-Dia dos Namorados Macabro (1981)
7-Chamas da Morte (1981)
8-Quem Matou Rosemary? (1981)
9-O Massacre (1982 e quatrologia)

10-Acampamento Sinistro (1983 e trilogia)
11-A Hora do Pesadelo (1984 e série de 9 filmes)
12-Natal Sangrento (1984 e série de 5 filmes)
13-Brinquedo Assassino (1988 e série de 6 filmes)
14-It: Uma Obra-Prima do Medo (1990)
15-Popcorn (1991)
16-Pânico (1996 e mais 3 filmes)
17-Premonição (2000 e mais 4 filmes)
18-Jogos Mortais (2004 e mais 6 filmes)
19-Medo B (2006 e série de 5 filmes)

Fontes: 
Blog Diretor Fantasma
Blog 4.DP
Wikipedia
                                                                          Luciana!

Um comentário:

  1. Virei fã desse blog! Pena que não tem como ficar seguindo :(
    eu queria ficar sempre acompanhando as postagens, elas são demais!! xD

    ResponderExcluir