segunda-feira, 13 de maio de 2013

Alexa Meade: A pintura na fotografia

Alexa Meade
Quando falamos em pintura, a primeira imagem que nos vem a cabeça é, tinta a óleo sobre uma tela plana. 
Alexa Meade é uma artista norte americana de 25 anos que mudou completamente essa nossa visão sobre a essa arte. Sua obra se encontra na interseção da pintura, fotografia, performance e instalação.

A artista já expôs em Nova Iorque, Baltimore, Washington, Berlim e Londres e cujo projeto Living Paintings tem sido amplamente divulgado na internet, e como já foi dito, não usa telas, apesar de suas obras parecerem quadros a óleo. Meade pincela diretamente sobre os objetos e modelos o que pretende retratar, criando a ilusão de pinturas vivas.

Com suas tintas acrílicas, tintas não tóxicas e seus ingredientes secretos, Alexa Meade pinta sobre a pele e roupas, tecendo uma segunda pele, até fazer com que seus modelos pareçam ter saído diretamente de um quadro, mas com o bônus de poderem interagir com o público, mover-se, posar num cenário real e também pintado para o momento da fotografia.


Diante destas ilusões de ótica que andam e falam, como reage quem vê? Com certeza com um fascínio e olhares incrédulos. Mas não é comum que a arte-final consiga devolver o olhar do observador, muitos ficam apenas de longe observando, só alguns corajosos se atrevem a fazer contato visual, porque é nos olhos dos seus modelos que subsiste a real humanidade, já que é a única parte que não pode ser pintada. Todo o resto é pintura.

Alexa Meade, que além de artista plástica, é também formada em Ciência Política pela Universidade de Vassar, viveu no centro político da América, Washington DC, estagiou no Congresso e, em 2008, foi assistente no gabinete de imprensa da campanha eleitoral do então presidente, Barack Obama, em Denver. 

Em pequena declaração Meade conta um pouco de sua história: 


Alexa Meade e sua obra "Jaimie"
"Em Washington, DC, eu tive a oportunidade de trabalhar como estagiária de imprensa no Capitólio todo o ensino médio e na faculdade. Mais tarde, eu trabalhava como funcionária de imprensa sobre a campanha de Obama. Ao passar meus anos de formação imerso no mundo dos políticos, me levei a uma fascinação com as possibilidades de refazer textos originais e acrescentando modificações superficiais que alteram profundamente a percepção. O que o público finalmente viu foi uma interpretação pessoal de uma medida da re-apresentação.
No meu trabalho atual, eu construir e, em seguida, fotografia sets de instalações efêmeras que apresentam um conjunto de objetos encontrados e modelos, que eu cobri em camadas de tinta acrílica. Eu pinto as superfícies dos seres humanos, os objetos materiais, e da arquitetura das instalações, de modo a recolher o assunto, do primeiro plano e plano de fundo para um plano contínuo. Eu apresento o meu efêmero retrato/performances como ambos, interativas ao vivo, bem como índices fotográfica permanente dessas experiências.
Usando tinta como uma máscara que imita os atributos de superfície dos meus materiais de origem, eu redireciono os códigos comuns de pintura e crio uma auto-referencialidade recíproca em que a referência envolve seu referente. A instalação do retrato/performance baseada no tempo é mediada através de fotografia, fornecendo um registro do ato performativo em que os códigos de representação/pintura e fotografia convergem."
 Algumas obras da artista: 
Blueprint
Blueprint em execução.
Transit
Mango Lassi
Mango Lassi em execução.
Espectacle
Nocturne
Activate
Flux
Alexa trabalhando:


Fontes: www.flickr.com/photos/alexameade
alexameade.com
           informaticahb.blogspot.com.br

Dantara!








Nenhum comentário:

Postar um comentário